terça-feira, 8 de setembro de 2009

Beijos :*

Kiss, beso, kissu, küchen, baiser, tzub, su-ub, pitér, felia, xkyss, potselui, neshiká:
beijos em todas as linguas. É quase um consenso: poucos prazeres físicos podem ser comparados a um bom beijo, daqueles demorados, intensos, saborosos, rápidos e ardentes ou até mesmo o roubado.


E quem é que não gosta de beijar? Acredita-se que o beijo tenha surgido 500 anos antes de Cristo, época em que os amantes começaram a ser retratados nas esculturas e nos murais dos templos de Khajuraho, na Índia. O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), em sua teoria da evolução das espécies, afirma que a origem dessa carícia é mais antiga. Segundo ele, trata-se de uma sofisticação das mordidas que os macacos trocavam em seus rituais pré-sexuais.

Algumas curiosidades envolvem o beijo, como:
Em nenhuma língua celta existe a palavra "beijo".
Antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo. Depois, na festa, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens na boca, que em troca lhe davam algum dinheiro
Oliver Cromwell, no século XVII, proibiu que fossem dados beijos aos domingos na Inglaterra. Os infratores eram condenados à prisão.
Em 1909, um grupo de american
anos que consideravam o contato dos lábios prejudicial à saúde criou a Liga Antibeijo.
Os romanos tinham três tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Os súditos podiam beijar apenas seus pés.
A ciência que se dedica a estudar os beijos é a filematologia. Filemafobia ou filematofobia é o termo usado para designar o medo de beijar.

Depois de tantos beijos, que tal conferir os melhores beijos na tela da TV? Abaixo, uma seleção de beijos famosos:
- Deborah Kerr e Burt Lancaster em "A um passo da eternidade"
- Andie McDowel e Hugh Grant em "Quatro casamentos e um Funeral"
- "A Dama e o Vagabundo"
- Richard Gere e Julia Roberts em "Uma linda mulher
- Reynaldo Gianecchini e Vera Fisher na novela "Laços de Familia" da Rede Globo
- Rebecca De Mornay e Antonio Banderas em "Nunca Fale com Estranhos"
- Marilyn Monroe e Tony Curtis em "Quanto mais quente melhor"

*Humm... deu até vontade de beijar, não deu?!*

bjsmil,
nat :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores