Em 1998, Michael Lau, um artista de Hong Kong, customizou alguns brinquedos do GI Joe (no Brasil, o famoso Falcon). Ele remodelou e customizou os bonecos com roupas de hip-hop, símbolos, e outros acessórios.
Esses toys fizeram muito sucesso, pois eram diferentes de tudo que havia na época. Pode-se considerar que apartir dai surgiu a idéia de toy art. Atualmente os toys feitos por Michael Lau somam um total de 101 figuras customizadas, elas valem muito dinheiro e podem ser consideradas ítens de colecionador.
Com isso ele ganhou status de mito e sempre é citado quando alguem fala sobre a origem do movimento. Logo depois vieram outros artistas.
Mas nem toda figura em 3D é necessariamente um toy art. Mas então fica a pergunta, “Qual é a diferença?” A principal diferença que define o movimento é a visão do artista. A baixa produção das séries assegura a raridade e o colecionismo.
Os designer toys acabam criando um estilo, como uma marca registrada em seu design e criatividade, tornando a peça reconhecível como obra de determinado artista.
O que difere um designer toy de um artista normal são suas origens. Muitos são ilustradores, grafiteiros, fotógrafos, designers gráficos, video-artistas, etc. Não são pintores ou escultores acadêmicos. Essa é a natureza da toy art: transformar algo comum (como um brinquedo) em algo que possa passar uma mensagem, que pode ser política, underground, subversiva, erótica, trágica ou meiga.Aventurando-se no mundo da Toy Art *-*
bjsmil, nat :)
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